sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Texdios 24

Tudo na vida é aprendizado,
Até debate político brasileiro.
O que eu e aprendi ontem,
Eu compreendi hoje, enquanto caminhava.
É a importância da voz,
Do som, de saber falar.
Agora, preste atenção,
Ouvinte meu, meu irmão,
No que eu vou dizer:
No momento, não me importa
O conteúdo de nossos
Companheiros políticos.
Importa a voz.
O som que eles emitiram.
As pessoas gostam de sons, assim...
Graves. Vozes graves e suaves.
É o primeiro passo pra ganhar uma eleição.
O segundo passo: Ritmo.
Ritmo é muito importante;
Com ritmo você mostra
Que sabe do que está falando.
Martin Luther King Jr.
O cara era puro ritmo,
Um dos maiores oradores da história.
Associada a tecitura da sua voz
E ao seu ritmo interno
Está a dicção.
Ter a capacidade
De falar todas as palavras
De forma que qualquer um
entenda o seu discurso.
Claro, pra que entendam o seu discurso
Você precisa escolher as palavras.
Simplicidade é a escolha certa.
Uma ou outra palavra rebuscada,
Isso vale, mas só pra mostrar erudição.
Mostrar que sabe, sabe?
Quando uma pessoa vê um debate político
E não entende lhufas do conteúdo;
Ela, consciente ou inconscientemente,
Vai votar no candidato
Com a fala mais musical.
Não acho isso um erro!
Você vê: Musicalidade é importante
Pra impor as suas idéias.
Há uma inversão de valores
Onde a caligrafia
É mais importante
Que o conteúdo!
A coisa é:
Ao invés de reclamar disso,
Aqueles que tem conteúdo
Deveriam aproveitar
Essa situação invertida.
Trabalhar a caligrafia,
Aprender a vender seu peixe.
Parece que os acessores
Prepararam mal a música
Dos seus políticos,
Ontem no debate.

É por isso que ofereço,
A partir de agora
E por tempo indeterminado,
Aulas de discurso!
Quem quiser aprender a falar,
Basta ligar!
2248-0085
- 01/10/2010 -

2 comentários: